História da Ilha Santiago
A Ilha Santiago, formada por dois vulcões sobrepostos, foi historicamente um ponto de parada para os marinheiros espanhóis reabastecerem seus barris de água e estocarem produtos perecíveis. A ilha está atualmente desabitada, embora tenha havido tentativas de colonização ao longo dos anos 1800 e início dos anos 1900. Antigamente havia uma mina de sal em Puerto Egas.
A mina foi fechada na década de 1960, mas você ainda pode visitar o local hoje. Santiago foi a segunda ilha que Charles Darwin visitou nas Galápagos. Quando ele chegou, as iguanas terrestres eram tão abundantes que ele e a tripulação do HMS Beagle tiveram dificuldade em encontrar um local para armar suas barracas durante a noite. Ainda hoje, não há iguanas terrestres remanescentes na Ilha de Santiago.
A conservação da vida selvagem nativa apresentou um certo desafio aqui: porcos selvagens, burros e cabras, que foram trazidos pelos primeiros colonizadores da ilha e marinheiros de passagem causaram estragos na flora endêmica e na vida animal ao longo dos anos e tributaram recursos preciosos. A certa altura, estima-se que a população de cabras tenha crescido para cerca de 100.000. Até o momento, todas as três espécies foram erradicadas.
As várias faces da Ilha Santiago
Enquanto estiver na Ilha Santiago, você terá a chance de parar em Puerto Egas, que abriga uma colônia de focas brincalhonas. Você pode visitá-los nas cavernas e grutas marinhas (essencialmente tubos de lava desmoronados), onde eles nadam e descansam nas rochas. Você também fará uma visita à Praia de Espumilla, conhecida como um local de nidificação de tartarugas marinhas. Em Sullivan Bay, você verá em primeira mão os efeitos das erupções vulcânicas e terá a experiência única de caminhar por um fluxo de lava recente.
Porto de Egas
Puerto Egas já foi o local de uma mina de sal, mas hoje é conhecida por sua praia de areia preta, grutas e uma colônia de focas. Uma trilha de lazer leva você através do terreno sobrenatural de depósitos de lava negra até as grutas. É aqui que vai avistar as tímidas focas, facilmente distinguíveis dos leões-marinhos pelos seus lustrosos casacos de pele, descansando nas rochas ou remando à volta das grutas. Uma ponte de lava natural também é uma ótima oportunidade para fotos. Dirija-se à praia de areia preta para nadar ou mergulhar com snorkel.
Praia de Espumilla
Localizada na costa norte da Ilha Santiago, Espumilla é a maior praia da Ilha de Santiago e um ótimo lugar para nadar. Todos os anos, as tartarugas marinhas voltam à praia de Espumilla para nidificar. Siga a trilha da praia para uma caminhada suave por uma floresta de mangue, passando por uma lagoa onde às vezes você pode ver flamingos e patos pintail de bochechas brancas. Você verá muitos pássaros terrestres, como tentilhões de Darwin e falcões de Galápagos enquanto continua na trilha de volta à praia.
Sullivan Bay
Os entusiastas da geologia apreciarão uma visita a Sullivan Bay, onde tudo gira em torno da lava. Em 1897, uma erupção vulcânica cobriu a área com lava pahoehoe, deixando para trás uma paisagem verdadeiramente sobrenatural. Faça uma caminhada sobre os fluxos de lava em corda endurecida, onde você encontrará cones de detritos vulcânicos e “hornitos” ou fornos de lava. Ao longo do caminho, observe as plantas pioneiras, como a carpetweed, que surgem através das fissuras na lava neste terreno vulcânico único.