História da Ilha Rábida
Uma pequena ilha ao sul de Santiago, a Ilha Rábida, ou Isla Rábida, como é conhecida localmente, é uma das mais vulcanicamente variadas do arquipélago. A ilha tem encostas íngremes e a maior parte da costa é rochosa, exceto por uma praia no lado nordeste. Rabida é talvez mais conhecida por suas praias de areia vermelha. Várias pequenas crateras vulcânicas e a alta quantidade de ferro na lava dão à ilha sua distinta cor vermelha e aparência geral.
Vida Selvagem
Iguanas marinhas e leões marinhos podem ser encontrados descansando à sombra das cavernas próximas. Rábida é um dos melhores lugares para observar os pelicanos em nidificação, assim como os atobás-de-pés-azuis e de Nazca. Logo atrás da praia há uma lagoa salgada onde os patos Pintail podem ser vistos.
Fauna
Há uma trilha curta no interior, que é um local ideal para observar pássaros terrestres, como tentilhões, pombas de Galápagos, toutinegras amarelas e sabiás, bem como a cobra ocasional. Cactos e árvores Palo Santo pontilham a paisagem aqui. O mergulho com snorkel em Rabida revelará um próspero ecossistema subaquático de leões marinhos, tartarugas marinhas, arraias, enguias de jardim e o ocasional tubarão ou pinguim. Há também uma pequena colônia de focas que residem aqui, além de uma colônia de nidificação de pinguins.