História da Ilha Santa Fé
A Ilha Santa Fé fica a sudeste da Ilha Santa Cruz; localizado no centro do arquipélago de Galápagos. Também é chamada de Ilha Barrington, em homenagem ao almirante britânico Samuel Barrington. Geologicamente, é uma das ilhas vulcânicas mais antigas, com formações rochosas sob a superfície da água que datam de quase quatro milhões de anos.
A Ilha de Santa Fé é o lar da iguana terrestre de Santa Fé e do rato de arroz de Santa Fé, uma espécie invasora. Um grande número de leões marinhos também reside aqui, e muitas vezes podem ser vistos “surfando” nas ondas ao longo da costa ou tomando sol nas praias. A ilha também abriga o mais antigo projeto de pesquisa sobre iguanas marinhas, iniciado no final dos anos 1970. Há um único local para visitantes na ilha e três locais marinhos.
Os muitos lados da Ilha Santa Fé
Espécies
Em 2012, foi tomada a decisão de tentar reintroduzir a tartaruga de Santa Fé na ilha, uma espécie que não era vista há muitas décadas. Como parente próximo, a tartaruga espanhola foi escolhida como espécie substituta e, em 2015, 201 tartarugas jovens foram introduzidas na ilha. As solturas anuais de tartarugas juvenis estão planejadas para os próximos dez anos.
Cactos
A vegetação aqui é caracterizada por uma densa floresta de cactos gigantes de Santa Fé. Duas trilhas podem ser encontradas na Ilha de Sante Fe. Um deles é um circuito curto que fornece uma visão de perto dos enormes cactos de Santa Fé. Iguanas terrestres de Santa Fé e falcões de Galápagos também podem ser observados nesta trilha. A segunda trilha sobe um penhasco íngreme, proporcionando uma visão dramática da parte interior da ilha.