História da Ilha Isabela
Cerca de um milhão de anos atrás, seis vulcões (cinco dos quais ainda estão ativos) se uniram para formar Isabela em forma de cavalo-marinho, a maior das Ilhas Galápagos. Com 1.790 milhas quadradas, é maior do que todas as outras ilhas combinadas e, por estar localizada na extremidade oeste do arquipélago, perto do hotspot de Galápagos, é um dos lugares mais vulcanicamente ativos do mundo. Enquanto muitas das ilhas Galápagos abrigam apenas animais selvagens, Isabela tinha uma população robusta de 1.749 no censo de 2006. De Tagus Cove no lado noroeste (que abrigou baleeiros, piratas e bucaneiros em tempos antigos) até a descontraída cidade turística de Puerto Villamil em sua ponta sul, a ilha oferece aos visitantes uma variedade deslumbrante de terrenos, vida selvagem e experiências.
As Várias Faces da Ilha Isabela
Como 16 espécies de baleias foram identificadas na área (incluindo jubartes, espermatozóides, sei, minkes e orcas), é considerado o melhor lugar para ver baleias em Galápagos. Como costuma acontecer na região, as espécies animais abundam. Os visitantes podem esperar ver pinguins, biguás, iguanas marinhas, atobás, pelicanos, caranguejos Sally Lightfoot, iguanas terrestres de Galápagos, tentilhões de Darwin, falcões de Galápagos e pombas de Galápagos. Existem muitas e variadas formas de encontrar a vida selvagem em Isabela: em Moreno Point, perto de Elizabeth Bay, na costa oeste, os visitantes atravessam um caminho de lava para encontrar piscinas nas quais uma grande variedade de pássaros se alimenta.
Puerto Villamil
A maioria dos 1.700 moradores da Ilha Isabela vive em Puerto Villamil, uma das cidades mais bonitas de Galápagos. Era tradicionalmente uma economia de pesca e agricultura, mas com a conclusão de um pequeno aeroporto na década de 1990, a área começou a operar voos entre as ilhas Galápagos. Na última contagem havia 13 hotéis na cidade e 18 restaurantes. Isso é um longo caminho desde 1980, quando havia apenas um hotel, mas Puerto Villamil ainda exala o mesmo charme descontraído dos primeiros dias. Dê um passeio pela longa praia repleta de palmeiras ou visite uma das lagoas onde você encontrará muitas aves, incluindo flamingos cor de rosa. Certifique-se de parar no Centro de Criação de Tartarugas para ver filhotes e tartarugas adultas e aprender sobre como elas estão sendo protegidas.
Enseada do Tejo
Em Tagus Cove, um passeio de barco pode até render um ou dois avistamentos de pinguins de Galápagos. Graças às temperaturas mais frias da água no lado oeste da ilha, o fitoplâncton é abundante aqui, o rico fitoplâncton alimenta o zooplâncton e os peixes. Os pinguins se alimentam principalmente desses pequenos peixes que abundam na área. Se as condições permitirem, o mergulho com a chance de pingüins como companhia é um bônus muito especial.
Elizabeth Bay
Situada na costa oeste da Ilha Isabela, Elizabeth Bay é cercada por uma exuberante floresta de mangue. Explore as ilhotas rochosas nos arredores da baía de zodíaco e conheça a vida selvagem desse delicado ecossistema. Há muito para ver, então fique de olho nas arraias-pintadas, iguanas-marinhas, atobás-de-pés-azuis e muito mais. A Ilhota Mariela é o lar dos pinguins de Galápagos e muitos deles podem ser vistos na praia ou na água caçando entre os peixes abundantes. Perto da lagoa, observe as tartarugas marinhas, que preferem o local para pastar e descansar.
Ponto Moreno
Moreno Point é o paraíso dos observadores de pássaros, pois suas costas rochosas atraem grandes garças azuis, flamingos cor-de-rosa, pelicanos marrons e outras aves pernaltas, marinhas e costeiras. Um caminho pela rocha de lava leva os visitantes a poças de maré e manguezais que abrigam tartarugas marinhas verdes e tubarões-de-pontas-brancas.
Baía de Urvina
Em 1954, o fundo do oceano na Baía de Urvina subiu 12 a 15 pés pouco antes de uma erupção vulcânica, estendendo o litoral por cerca de três quartos de milha. Hoje, os visitantes podem ver vestígios dos primórdios subaquáticos da terra, incluindo conchas, ouriços-do-mar e restos elevados de um recife de coral. As águas aqui são visivelmente mais frias do que em outras partes da ilha.
Ponto Vicente Roca
A Ponta Vicente Roca oferece a oportunidade de praticar snorkel. Espécies únicas de peixes incluem o peixe-papagaio, o peixe-porco mexicano e o baiacu. O coral marinho é abundante. Existe até um tubarão nativo, o primitivo e nada agressivo tubarão cabeça de touro, conhecido localmente como tubarão de Port Jackson.